O QUE A ANÁLISE TÉCNICA TEM A VER COM O SEU CAFEZINHO?
Este texto é parte integrante do livro
SEGREDOS DOS MILIONÁRIOS DOS MERCADOS FINANCEIROS
O cafezinho nosso de cada dia está mais caro. Nos últimos anos repetidas secas prejudicaram a oferta global de café, frequentemente alterando os preços. As mudanças climáticas fizeram o mesmo com o cacau, azeite de oliva e suco de laranja. Segundo a CNN Brasil, os preços do café arábica passam por alta desde 2024 (veja abaixo a manchete de uma reportagem), após safras terem sido prejudicadas por adversidades climáticas, como restrição hídrica e altas temperaturas nas fases de floração, que impactaram a produtividade. Ao mesmo tempo, a demanda global por café continua aumentando. A Lei da Oferta e Procura foi citada pela primeira vez por Adam Smith, no século 18. Smith afirmava que o preço de um produto ou serviço é determinado pelo equilíbrio entre a quantidade oferecida pelos produtores e a quantidade procurada pelos consumidores. Logo, se a oferta de café diminuiu e a demanda aumentou era fácil prever que o preço do café aumentaria por consequência direta desta lei, porém, muito mais importante do que apenas saber que o preço vai subir é saber ATÉ ONDE vai subir, e é somente a análise técnica PURA (a verdadeira Análise Técnica utilizada pelos big players dos mercados) que tem a resposta a essa pergunta! Aceita que dói menos!!! O exemplo da imensa beleza e poder da verdadeira Análise Técnica que veremos a seguir encaixa-se perfeitamente no estilo do gestor bilionário Paul Tudor Jones II, que é baseado primeiramente em Análise Técnica, sendo o oposto de value investing, com uma ênfase em fatores momentâneos que direcionam os mercados. É dele a famosa frase: “Sempre acredito que os preços se movem primeiro e os fundamentos vêm depois”. Veja abaixo o gráfico, onde o preço do café iniciou esta última alta no final de 2023.
Vamos traçar um canal neste gráfico. Como você aprendeu neste capítulo, para traçar um canal são necessários no mínimo 3 pontos. Veja no gráfico abaixo os pontos escolhidos (1, 2, 3 e 4) e o canal traçado. Escolhemos o ponto 4 para traçar o fundo desse canal após o preço formar um fundo duplo (pontos A e B), como você pode ver claramente na figura 2.
Sendo determinado o canal de alta na figura 2, o próximo objetivo ou alvo do preço do café será o topo deste canal. Se você passou anos a fio procurando uma “bola de cristal” para prever o movimento do mercado, você acabou de encontrar uma delas: o canal paralelo. E veja na figura 3 abaixo o que aconteceu com o preço do café. Os traders profissionais e os algoritmos dos big players que movem os mercados financeiros agiram em massa e levaram o preço ao seu alvo no topo do canal. Entre outubro/2023 (fundo do canal, ponto 4) e fevereiro/2025 (topo do canal) o preço do café aumentou 200%.
O preço do café atingiu seu alvo “na mosca”, como vimos na figura 3. E o que acontecerá agora? Você concorda com os idiotas de plantão que saem por aí dizendo que “Day Trade é cassino, Análise Técnica é astrologia e a variação dos preços de qualquer ativo financeiro é totalmente aleatória e imprevisível”? Pois bem, vamos calar de uma vez por todas a boca desses incompetentes que falam tanta porcaria. Você pode perceber claramente na figura 4 abaixo que após o preço atingir o alvo na forte resistência do topo do canal (ponto 5) foi formado um belíssimo pinbar de baixa. Ora, caro leitor, você já deve ter aprendido neste capítulo a prever com grande probabilidade o que vair acontecer, não é mesmo? O preço passou a cair a partir do ponto 5, mas não porque começou a chover nas plantações e a produção aumentou. Também não caiu porque a temperatura deu uma trégua para uma boa floração do café. Também não houve uma intervenção de Jesus Cristo nem Alá para que o preço caísse. O preço caiu porque a Análise Técnica ordenou, caiu porque os algoritmos dos big players que movem os mercados financeiros são programados com a verdadeira Análise Técnica e quando o preço chegou ao ponto 5 (topo do canal) os algoritmos executaram automaticamente zilhões de ordens de venda “obedecendo” a equação abaixo, e forçando o preço do café no mercado internacional a inverter e cair, ou melhor, desabar! Aceita que dói menos!
Mas calma, ainda não acabou, tem mais. Poderíamos ter previsto a variação do preço do café arábica através da utilização de um canal diferente do que mostramos anteriormente. Veja o gráfico da figura 5 abaixo e responda: qual o objetivo ou alvo do preço após o rompimento do canal mostrado na figura 5? O mercado (principalmente os algoritmos dos big players) irá buscar avidamente um alvo cuja magnitude será igual à altura do canal, e é por esse motivo que o preço do café disparou após o rompimento do canal. Agora compare a figura 5 com o gráfico das ações da Petrobras na página 115: deu match no Tinder do mercado financeiro! Veja com seus próprios olhos que a terra há de comer.
Para terminar, vamos colocar os dois canais estudados num mesmo gráfico para mostrar o poder da confluência de indicadores. Quanto mais confluência, maior a probabilidade do movimento previsto acontecer. Por esses motivos mostrados o preço do café explodiu e seu cafezinho azedou. Capiti, bambino?
Vimos no capítulo 7 (páginas 120 a 123) os motivos pelos quais o preço do café bateu recordes e usamos canais para fazer esse estudo. Agora vamos fazer a mesma previsão do preço do café utilizando a Projeção de Fibonacci. Como já estudamos, a Projeção de Fibonacci é usada para prever os preços de ativos financeiros. É, meu camarada, é isso mesmo que eu quero dizer: a Projeção de Fibonacci é uma das "bolas de cristal" da verdadeira Análise Técnica, pois os níveis de Fibonacci são extremamente confiáveis pelo "simples fato" dos traders e algoritmos usarem estes níveis como alvos (targets) e, em massa, levam os preços até eles (aceita que dói menos). E foi exatamente isso que aconteceu com o preço do café, pois os traders profissionais e algoritmos dos big players foram buscar o nível 161.8% da Projeção de Fibonacci, e azedaram seu cafezinho!!! Se você não fizer o mesmo que os big players fazem você não terá a menor chance de sobrevivência no day trade. Na Análise Técnica o uso do verbo "prever" não significa "chute", "adivinhação", "placebo" ou "astrologia" como muitos picaretas e incompetentes insistem em afirmar. A Projeção de Fibonacci é usada para identificar pontos de entrada e saída, e definir ordens de stop-loss. Infelizmente esta ferramenta é negligenciada e pouco conhecida pela maioria dos traders individuais, mas é uma técnica amplamente utilizada por traders profissionais e executada pelos algoritmos dos big players que movem o mercado financeiro.
Imaginemos que no final de 2023 e início de 2024 você se deparou com o gráfico do preço do café arábica mostrado ao lado. Como você faria para prever o preço do café? Muito simples. Vamos traçar uma projeção de Fibo neste gráfico. Como você aprendeu neste capítulo, para traçar uma projeção de Fibonacci são necessários 3 pontos de ancoragem. Veja na figura os pontos escolhidos (1, 2, e 3) e a projeção traçada com os respectivos alvos do preço do café. Agora veja o resultado final na página ao lado e testemunhe a imensa beleza da verdadeira Análise Técnica!
Previsão do preço do café arábica usando projeções de FIBONACCI